
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu estado original."
O Atendimento Terapêutico
Do que você precisa e como a terapia pode te ajudar?
"Você é a luz que torna possível a experiência. Você é a realidade escondida em todos os seres."
~ Yoga Vasishtha
Há um tempo atrás um médico austríaco se posicionou diante da sociedade médica de Viena dizendo que existia algo em nós que comandava as nossas ações sem que imaginássemos isso.
Ele dizia que era esta a parte que sonhava, quando estávamos dormindo. E arrematou dizendo que, se fizessem uma autópsia, esta parte não seria encontrada.
À esta parte ele deu o nome de inconsciente e o médico era Sigmund Freud, criador da Psicanálise.
E ele fez tudo isso no século 19, em uma época em que a psiquiatria era estritamente biológica - e foi bastante criticado por muita gente que nem em sonho tinha pensado algo parecido.
Uma coisa é inegável: se não fosse por ele, a grande maioria dos métodos psicoterapêuticos não existiriam.
Freud chamava a terapia de "cura pela fala". Quando organizamos nossos pensamentos para que virem palavras faladas, ocorrem uma série de sinapses neurais entre zonas diferentes do nosso cérebro e, de repente, uma chavinha vira em nossa cabeça e começamos a "perceber" coisas que antes não "percebíamos". Porém nem sempre é uma tarefa simples e fácil nos conectarmos e expressar nossas vulnerabilidades e aquilo que nos causa desconforto. Quantos de nós registrou em si o medo, a falta de proteção e segurança ou a superproteção, invalidando nossas próprias capacidades? Quantos de nós sentiu a dor do abandono ou da insignificância de nossa presença, de nossas opiniões? Na verdade, em algum nível, cada um de nós possui estes registros, cada qual com sua história.
O fato é que temos reprimido estas dores primais sob a justificativa de uma voz interior que nos diz “isso é uma bobagem”. Transferimos aos outros a nossa responsabilidade de nos sentirmos amados, capazes e valorizados, entregando, assim, o nosso poder autoprovedor aos cuidados alheios, através de nossas exigências e comportamentos compensatórios pueris disfarçados pela figura do adulto que agora somos.
Sim, isso acontece com muitos de nós, seres humanos. Crescemos e carregamos dores armazenadas nas profundezas de nosso inconsciente, transferindo responsabilidades que são inteiramente nossas. Afinal, quem mais pode saber exatamente o que nos aconteceu e, principalmente, como assimilamos os registros de nossas estórias?
A necessidade do apoio terapêutico parte do princípio de que você esteja sentindo algum incômodo e/ou dificuldade sobre algum aspecto que se apresenta em sua realidade.
Com o intuito de trazer clareza, deixo abaixo alguns exemplos de perguntas que você pode se fazer neste momento para sentir se deve buscar um apoio terapêutico:
💡 Há alguma parte em você que sente algum incômodo e deseja mudar algo na realidade que se apresenta?
💡 Você consegue escutar e gerenciar de forma saudável suas próprias emoções ou percebe-se, na maior parte do seu dia, inseguro(a), ansioso(a), aprisionado(a), irritado(a), triste, desmotivado(a), sufocado(a) ou oprimido(a)?
💡 Quem você seria se ninguém estivesse te vendo? Para que(m) você faz o que faz?
💡 Em geral você age de forma ponderada diante de um conflito com uma pessoa ou, quando se dá conta, já re-agiu de forma impulsiva?
💡 Como você se percebe: mestre ou escravo(a) de seus pensamentos/emoções?
💡 É fácil para você lidar e aceitar as diferenças de opinião das outras pessoas ou você sempre busca ter razão?
💡 Quem determina o seu humor na maioria das vezes: você mesmo(a) ou os outros?
💡 O quão você sente que é livre da opinião externa?
💡 É fácil dizer 'não' aos outros quando verdadeiramente deseja?
💡 Quem é o responsável pelo que te acontece: você ou os outros?
Se em suas respostas você sente que não possui as rédeas de sua vida em suas mãos, sente-se, por exemplo, perdido(a), indeciso(a), incompreendido(a), desvalorizado(a), impotente diante dos desafios que se apresentam, sem vontade de agir, vítima das circunstâncias ou preso(a) em situações ou relacionamentos, então é hora de avaliar a possibilidade de passar por um processo terapêutico e investir em você. Ao contrário do que muitos podem pensar, a terapia não tem a função de apontar culpados, julgar ou colocar as pessoas em uma "caixinha". Ela contribui no seu processo de re-descoberta de si e traz equilíbrio, saúde e autonomia emocional. A partir disso, trabalhamos juntos na investigação e aprofundamento de crenças e padrões de pensamentos e sentimentos conscientes e inconscientes que estejam relacionados à questão trazida e que reflitam direta e/ou indiretamente a realidade que se apresenta. Neste processo, alio tudo aquilo que vivencio para apoiá-lo(a), conectada à minha intuição, e tudo o que você precisa é estar aberto(a), receptivo(a), disponível e disposto(a) ao processo.
Os acontecimentos em si são neutros, ou seja, não possuem significados. Somos nós quem damos significado a cada coisa, através da nossa estrutura de representação interna de mundo que determina a forma como interpretamos e damos sentido aos fatores externos. O termo "crença" nada mais é do que convicções, pressuposições ou aceitações que assimilamos sobre todas as coisas. Tudo aquilo em que acreditamos torna-se então realidade em nossa vida. A partir desta perspectiva, é possível olhar para tudo aquilo que consideramos ser verdade para nós, reconhecendo, integrando e desconstruindo estruturas psíquicas que estejam gerando resultados que não condizem com a nossa verdade essencial mais elevada.
Alguns dos benefícios que o meu trabalho pode trazer para você:
✔ auxilia na conexão com a verdade de quem você é, a partir da des-identificação daquilo que não se é;
✔ facilita no seu processo de auto-aprofundamento, autoconhecimento, autorreconhecimento, autorresponsabilidade e protagonismo;
✔ constrói um novo olhar e uma nova relação mais consciente, amorosa, gentil, autêntica e saudável consigo mesmo(a);
✔ amplia o nível de amor próprio e autoestima;
✔ permite maior leveza e harmonia interior;
✔ dá um novo significado à eventos passados, presentes e futuros, a partir da reestruturação emocional, ampliação de clareza, e autopercepção;
✔ desenvolve de forma saudável a inteligência emocional, através do aprimoramento das habilidades sócio-emocionais;
✔ acalma a mente excessivamente ativa;
✔ facilita o alívio de stress e ansiedade;
✔ aprofunda a conexão consigo mesmo e com o amor mais elevado;
✔ revela habilidades, dons, talentos e conhecimentos inatos e ainda não percebidos;
✔ ressignifica crenças e libera traumas, medos, fobias, compulsões, bloqueios, emoções represadas e geradoras de sofrimento;
✔ promove empoderamento pessoal;
✔ reprograma de forma saudável o sistema de crenças e padrões de pensamentos / sentimentos;
✔ eleva as possibilidades de manifestação e te alinha ao fluxo dos seus desejos e propósitos de alma.
Alguns exemplos do que é possível ser trabalhado através da terapia: abusos, traumas, doenças físicas, ressentimentos, compulsões, ansiedade, luto, fobias, autoconfiança, bloqueios criativos, bloqueios emocionais, medos, dificuldade de relaxamento, problemas do sono, questões de carreira e negócios, culpa, desânimo, ciúmes, propósito de vida, solidão, procrastinação, pensamentos negativos, desenvolvimento pessoal, fobias em geral, rejeição, questões com o corpo, vergonha, crescimento espiritual, dinheiro, prosperidade, medo da exposição, relacionamentos amorosos, peso e muitas outras questões.
Em uma sessão individual as possibilidades do que pode ser trabalho são ilimitadas!
As bases do meu trabalho
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."
~ Carl Jung
Os métodos psicoterapêuticos são ferramentas de apoio que nos servem no processo de autoinvestigação para trazer à luz da consciência os aspectos inconscientes de nossa constituição psíquica. Agregam grande importância e consistência e possuem embasamento científico. É possível que sejam utilizadas mais de uma técnica dentro do atendimento terapêutico, conforme vou me conectando à você e à sua questão, como também é possível utilizar apenas uma técnica ou prática em específico.
De qualquer maneira, todas as técnicas de que faço uso possuem abordagem transpessoal. O termo transpessoal pode ser definido como “aquele em que o senso de identidade do eu vai além do individual ou pessoal e abarca aspectos mais amplos, ou seja, o ser é visto de uma forma mais abrangente e integral: físico, mental, emocional e espiritual". Estas quatro perspectivas, nas quais a existência se desdobra, são formadas por duas distinções fundamentais: interior/exterior e individual/coletivo.
"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo."
Dentro de minha trajetória de estudos, as bases principais que sedimentam o meu trabalho terapêutico são a Psicologia Analítica (Jung, Freud, Gestalt), a Psicologia Cognitiva Comportamental e a Psicologia Positiva.
A palavra “psicologia” vem do Grego antigo "psyque", que significa “mente”, e "logos", que significa “conhecimento ou estudo”. É uma ciência investigativa dos processos mentais/cognitivos e das causas dos comportamentos, a qual se apoia em análises a partir de observações, interpretações, previsões e generalizações, e seu objeto de estudo é a mente humana. É também a ciência do desenvolvimento humano e pode-se dizer que suas origens remontam à época da Grécia antiga, entre 400 e 500 anos a.C., onde o enfoque era filosófico, representada por grandes pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles, por exemplo.
Além disso, busco agregar outras técnicas auxiliares e complementares, sempre com o intuito de oferecer o melhor possível em cada atendimento, como ThetaHealing, Barras de Access, Programação Neuroliguística, Coaching, Mindfulness, Física Quântica, Registros Akáshicos, Eneagrama, Terapia do Renascimento, Terapias Regressivas, Constelação Familiar Sistêmica, Apometria Quântica, Cura Reconectiva, Reiki, Cura Quântica Estelar, dentre outras. O motivo de agregar estas ferramentas é porque acredito que, a partir das minhas próprias vivências, podem tornar o processo mais rico e eficaz.
"Você fará mergulhos profundos, talvez encontrará aspectos desagradáveis, sentirá dores dilacerantes. Sim, tudo isso pertence: sentir, reconhecer, integrar, cair, levantar-se.
Tudo isso servirá principalmente para identificar aquilo que você não é. Por isso, não se apegue a nenhuma descoberta nesse caminho. Viva tudo e deixe ir.
Saiba que essa fase da jornada é inevitável.
Ao identificar o que você não é, você se lembrará daquilo que realmente é."
~ Tatiane Guedes
Formatos e Locais de atendimento
Sessões presenciais: Rudge Ramos-São Bernardo do Campo
Sessões online: em qualquer lugar do mundo
Um breve resumo das principais técnicas complementares que utilizo para apoiá-lo(a) neste processo:
⭐ThetaHealing é uma técnica quântica e intuitiva de reprogramação mental/emocional, sem vínculos religiosos, criada na década de 90 pela norte americana Vianna Stibal que, até então, estava desenganada pela medicina tradicional por conta de um câncer. Por já ter explorado todas as opções da medicina tradicional, ela começou a usar técnicas meditativas e dar "comandos" de cura para as células do seu corpo. Estas técnicas meditativas, que promoviam a auto-observação e a autoconsciência, faziam sua mente entrar em um estado mental de relaxamento mais profundo (frequência Theta), conectando-se à própria sabedoria interior subconsciente, possibilitando assim perceber, mudar e dissolver padrões de crenças e emoções mais profundos que estavam gerando as desordens fisiológicas, alcançando o estado de cura. A técnica é difundida em mais de 70 países e utilizada para inúmeras finalidades por mais de setecentas mil pessoas no mundo. Atualmente especialistas da medicina tradicional, em diversos países, têm acompanhando e mensurado os excelentes resultados da utilização desta técnica.
⭐ No campo da psicoterapia, PNL (Programação Neurolinguística) é um conjunto de métodos e técnicas, criados na década de 70 por Richard Bandler e John Grinder, que estuda a psiquê humana, através da análise de processos neurológicos, linguagem e padrões comportamentais aprendidos. Numa relação entre "mundo real" e "mundo percebido", investiga-se o sistema cognitivo e a percepção construída a partir da realidade subjetiva, fruto de experiências vividas e condicionamentos, isto é, como processamos internamente as informações que nos chegam do mundo externo. Os métodos da PNL e as técnicas regressivas são utilizadas, então, para entender o modelo da estrutura de pensamento, para que seja possível alterar as características e significados de uma experiencia vivida em um passado, que estejam condicionando comportamentos e resultados desfavoráveis no presente. Atualmente os conceitos da PNL estão presentes em inúmeras abordagens terapêuticas, treinamentos sobre vendas, lideranças, comunicação e comportamento, com foco em excelência humana.
⭐ Barras de Access é uma terapia corporal presente em mais de 40 países que promove transformação de mindset a partir do desprendimento de crenças, ideias, memórias, pontos de vista ou pensamentos que sustentamos ao longo de nossa existência e que geram padrões de pensamentos, emoções e comportamentos. Sua atuação se dá na estrutura cognitiva de representação interna de mundo que cada um de nós possui. A forma como nos percebemos e percebemos o mundo molda nossa realidade, ou seja, tudo inicia em nossa estrutura de representação mental, que possui o potencial criativo e é o agente causal de tudo o que nos acontece. Além disso são utilizadas como ferramenta de apoio perguntas abertas, que funcionam como chaves para a mudança de percepção e foco da mente e criam novas sinapses e neuro-associações, movimentando a energia do inconsciente para o consciente, expandindo para novas possibilidades de percepção. Elas não necessitam ser racionalizadas e respondidas. As soluções surgem de diversas maneiras e a ideia é manter a mente aberta apenas fazendo as perguntas, percebendo o caos que elas geram e soltando.
⭐ Registros Akáshicos são um compêndio de informações, onde estão armazenados todos os eventos, pensamentos, palavras, emoções e intenções humanas que já ocorreram no passado, no presente ou no futuro. Em uma consulta akáshica, é acessado este campo quântico, sutil e vibracional onde, por meio da autorização do cliente, são investigadas as situações trazidas pelo mesmo e a partir daí se realiza o tratamento e harmonização adequada, sempre para o bem maior.
⭐Apometria Quântica é uma técnica terapêutica multidimensional que atua de forma profunda e abrangente, através da linha temporal (antepassados e ancestrais), na limpeza, liberação e harmonização de fractais de consciência, formas-pensamentos e sentimentos que estejam ativos e atuantes no campo morfogenético e ressoando de forma prejudicial o cliente no presente momento.
⭐ Cura Quântica Estelar é uma técnica terapêutica de harmonização vibracional avançada, sem vínculos religiosos, complementar ao Reiki e Apometria Quântica, com atuação multidimensional na limpeza e harmonização de fractais de consciência, formas-pensamentos e sentimentos, facilitando processos de cura nos níveis físico, mental, emocional e espiritual.
Caso você deseja passar pelo processo terapêutico, preencha o formulário abaixo manifestando o seu interesse em saber mais informações a respeito: